Para entender e colaborar com as iniciativas cidadãs de produção de equipamentos de proteção para hospitais

Olabi Makerspace
17 min readMar 27, 2020

Por Gabi Agustini

26 de março de 2020 às 22 horas | Atualizado dia 6 de abril às 16h

Este post compila um pouco das informações que passaram por mim na última semana e que respondem a pedidos que recebi nas redes. A ideia é facilitar o contato de quem quer ajudar e descentralizar as informações, permitindo que mais gente entre na onda “makers contra o Covid19”. Abaixo uma lista com as cidades e os contatos de quem está produzindo pelo país.

Nas últimas semanas, engenheiros, médicos, makers, designers se juntaram mundo afora na busca por resolver de maneira independente um grande problema no enfrentamento da pandemia de CoronaVirus19: a falta de suprimentos hospitalares.

Desde que a BBC noticiou a ação dos italianos na impressão de válvulas para respiradores usando impressão 3D, diversos grupos cresceram e outros surgiram pela internet com o intuito de promover colaboração e chegar em soluções factíveis. Liderado pelo engenheiro robótico Gui Cavalcanti, fundador do Artisan’s Asylum Makerspace (uma das grandes referências do movimento maker nos EUA), o grupo no Facebook OpenSourceCovid19MedicalSupplies (OSCMS) já reúne mais de 50 mil membros.

Open Source COVID19 Medical Supplies [Facebook Group]: o grupo é aberto e as discussões são em inglês. Para entrar é só clicar no link. Gui, o administrador, responde a quase todas as mensagens, garantindo a qualidade das discussões.

Com uma organização impressionante, o OSCMS promove a conexão de pessoas em diversos países, o compartilhamento de arquivos, de projetos e ideias numa velocidade alucinante. No último dia 20 eles lançaram uma segunda versão de um guia completo que resume os problemas enfrentados, tira as principais dúvidas, lista os itens em discussão/ produção etc. Vale olhar com calma link a link:

OSCMSOpen Source COVID19 Medical Supplies: Our Intent, Needs, and Your Role. Summary of COVID19 Situation & Supply Needs

No Brasil, a engenheira biomédica Thabata Ganga fez um grande chamado no Twitter e gerou uma reação em cadeia, mobilizando diversos grupos pelo país.

A PUC Rio e a UFRJ articularam alunos, professores, empreendedores, gestores, biomédicos, farmacêuticos, médicos, advogados, cientistas, engenheiros e, com o apoio da Firjan e da Secretaria do Estado, iniciaram a produção inicialmente de face shields — um equipamento de proteção super importante para os profissionais da saúde e que está em falta em todo o Brasil [e no mundo!]. O foco nestes equipamentos se deu pela sua viabilidade e pela necessidade de priorizar a proteção dos profissionais. Outros equipamentos deverão ser produzidos em breve.

Encontrar os materiais (folhas de acetato, folhas de PETg para a viseira e filamentos de PETG) é o maior gargalo de quase todos os grupos que dialoguei até o momento. Se você tiver contatos de quem pode ajudar, por favor, procure um grupo na sua cidade ou poste em algum dos grupos abaixo para encontrar quem precisa:

Com o nome de SOS3dCovid19, o grupo no Rio de Janeiro desenvolveu um protótipo do modelo liberado em código aberto pela Prusa Printers, uma empresa de impressão 3D da República Tcheca super ativa no movimento de código livre. Na sequência, a Prusa lançou uma segunda versão, que otimiza o uso de materiais e tempo de impressão. O grupo carioca validou a nova versão com o hospital e passou a usar a versão Lite. A Prusa também já lançou a versão 3.

Thiago Palhares, que lidera a produção do SOS3DCovid19 testando um dos modelos de face shields

ARQUIVOS USADOS PELO SOSCOVID19 (iniciativa ligada a PUC Rio e UFRJ) e instruções para quem quiser seguir:

1. Arquivo Lite do Josef Prusa — prusa-remix-v2 (https://www.prusaprinters.org/prints/26077-prusa-medical-face-shield-lite/files). Filamento ABS, PLA ou PETG.

2. Configuração — camada 0,3 para bico 0,4 mm, se tiver bico com diâmetro maior — dá para imprimir com camada 0,6 (a gente usa bicos 0,8). Se você não sabe do que se trata, imprime com qualidade baixa que tem na configuração do fabricante.

3. Filme PetG, espessura 0,5 mm, têm nas lojas de construção (placa 1 por 2 m). A gente corta com laser. Mas é possível cortar manualmente. Alguém usa garrafa de refrigerente de 2 litros. Não testamos.

4. Arquivo para corte a laser — shield final.dxf https://www.prusaprinters.org/prints/25857-prusa-protective-face-shield-rc2/files

  • Para dúvidas técnicas, o contato do projeto é o professor do Departamentos de Artes & Design da PUC RIO (DAD PUC Rio) João Victor Azevedo (jvictor@puc-rio.br)

A galera do Trem Maker fez um tutorial: https://trem-maker-covid19.gitbook.io/trem-maker-contra-o-covid/

O SOS3DCOVID19 é uma ação cidadã sem fins lucrativos que recebeu doações de pessoas e empresas para a sua execução (no momento, a ferramenta de doação está fora do ar, mas o grupo coletou o suficiente para seguir as produções. Se você quer ajudar esta iniciativa, doações de materiais são aceitas. Contato: sos3dbrasil@gmail.com).

Um ponto importante é que os protótipos estão sendo validados com o Hospital Universitário da UFRJ olhando as recentes normas da ABNT e demais especificações técnicas com bastante cuidado.

Os arquivos originais da Prusa, para quem quiser conferir/ adaptar:

A ação carioca foi destaque na imprensa, vale conferir:

Jornal Nacional: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/03/23/tecnologia-e-solidariedade-se-unem-para-ajudar-profissionais-de-saude-na-pandemia.ghtml
Bom Dia Brasil: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/03/26/universidades-do-rj-criam-mascaras-para-profissionais-de-saude-com-impressoras-3d.ghtml

Cabe notar que a nova norma (23/03) da ABNT permite que empresas possam fabricar e importar produtos de menor risco e essenciais ao combate ao COVID-19 sem autorizações sanitárias pré-mercado, como Autorização de Funcionamento (AFE) e cadastro. Isso se deu na sequência da publicação no Diário Oficial da União de alterações propostas pela Anvisa, flexibilizando a entrada de equipamentos nos hospitais em caráter de emergência.

Como essa do Rio, existem outras tantas ações dedicadas à produção de face shields em todo o Brasil. Seguem aqui as que mapeei até o momento. Entre em contato com gabi@olabi.co, caso queira incluir uma iniciativa nesta lista.

Grupos produzindo FaceShields no Brasil

(assim como o Prusa, todos os projetos são abertos, permitindo a reprodução)

Brasília

A galera do MeViro, espaço maker dedicado à produção de tecnologias assistivas, criou um arquivo próprio para ser feito na corte a laser.

Arquivo com o qual estão trabalhando: (download na home do site) https://www.meviro.com.br/

Contato: https://www.meviro.com.br/

-

Outra iniciativa na cidade: BMC (Brasília Maior que Covid-19). Também estão trabalhando apenas com o corte a laser e em cima do arquivo da Prusa.

Como ajudar: eles aceitam doações na conta: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/brasilia-maior-que-covid-impressao-3d-1

-

O Adail também está produzindo e entregando no SUS e para o pessoal que faz autópsia na polícia civil.

URL do modelo: https://github.com/SpawW/LY_FaceShield

Grupo no telegram: https://t.me/dfmakers
E-mail: the.spaww@gmail.com

Como ajudar: doações de materiais são aceitas

Paraná

O Engenhar — MEC, makerspace da UFPR (Universidade Federal do Paraná), está fabricando face shields para doação para médicos, enfermeiros e hospitais. Se você tiver uma impressora e quiser ajudar, basta abrir o link:
https://drive.google.com/…/174X3hb-u-VpZJzRZLnN3oGp01WVYhV7…

Para mais informações, acesse:
Email: engenhar.ufpr@gmail.com
Instagram do grupo Atitude 3D Voluntariado: https://www.instagram.com/atitude3dvoluntario/

Link para o grupo no WhatsApp, onde estão sendo discutidas as demandas e também novas ideias: https://chat.whatsapp.com/Lxt9935qGFSArIWbj3QTJf

Castro (Paraná)

Barbara Tostes está usando o modelo Adail (baseado no Prusa) disponível abaixo. Ela está trabalhando em diálogo com a Secretaria de Saúde da cidade.

Arquivo que ela está usando: https://www.dropbox.com/sh/dtmmtzgbqdhi0c7/AADPNCneKkb_lSbL7qFN4Hlxa?dl=0

Contato: barbaratostes@gmail.com

Como ajudar: doações de materiais são aceitas

São João do Ivaí (Paraná)

O Laboratório de Impressão 3D da Associação Dar a Mão, em São João do Ivaí, está coordenando a produção 3D de protetores faciais.

Como ajudar: eles estão solicitando a mobilização de instituições, empresas e pessoas da comunidade para conseguir recursos e materiais, principalmente filamentos PLA 1,75mm e Folhas de ACETATO TRANSPARENTE 0,5mm.

Também aceitam doações em dinheiro: ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO CNPJ: 24.648.513/0001–71, SICREDI — Banco 748, Agência: 0723, Conta: 37.390–2. São João do Ivaí — PR.

Contato: @associacao_daramao | (43) 99846–9220 daramao.projetos@gmail com

Ceará

Movimento do Ceará iniciado pelos integrantes do grupo BPI — Processos, Projetos e Inovação do Project Management Instituto, em parceria com o Senai e Fiec (Federação das Indústrias do Estado do Ceará).

Arquivo com o qual estão trabalhando:

Contato: https://movimentorespirabrasil.com.br/

Como ajudar: https://movimentorespirabrasil.formstack.com/forms/contatos

-

Também no Ceará, a GB Marketing, empresa de Assessoria e Comunicação Visual, está de voluntariando para auxiliar os profissionais da saúde disponibilizando maquinário e mão de obra para a produção de face shields na sua sede, na cidade de Crato.

Contato: (88) 98147–0414

Joinville

Fablab Joinville numa produção intensa e com um processo maravilhosamente bem documentado neste tutorial de como replicar a produção de Face Shields na sua região.

Contato: https://www.fablabjoinville.com.br/

Manaus

A Liga Contra o Covid-19 Manaus está usando os arquivos do Prusa para fazer os face shields em parceria com hospitais locais.

Contato: Carlos Junio — maker@fablabmanaus.com

Como ajudar: o grupo está recebendo doações em https://www.kickante.com.br/campanhas/liga-contra-covid-19-manaus

Niterói

Escola de Engenharia da UFF junto ao FEC e ao Hospital Universitário trabalhando com impressão 3D com arquivo adaptado do Prusa.

Arquivo com o qual estão trabalhando (validado pelo Hospital Universitário da UFF):

Contato: Angelus (21 99158–1007)

Como ajudar: estão em busca de mais impressoras/ gente para imprimir na região e aceitam doação na conta da Fundação Euclides da Cunha (CNPJ 03.438.229/0001–09). Banco do Brasil (agencia 47–67–8 conta corrente 50.023-X)

Olinda

A Casa Criatura, em parceria com o Coletivo 3D e o Global Innovation Gathering estão também trabalhando em cima do modelo do Prusa.

Doações são aceitas na: Conta Poupança: Banco Itaú Agência 5597 Conta Poupança 09881–2 / 500 Edvan Isac Santos Filho CPF 057445534 52

Contato: https://www.instagram.com/casacriatura/

Porto Velho

Estão produzindo artesanalmente a partir de um gabarito em mdf e cortando com ferro de solda ao redor. Modelo validado pelo Hospital das Clínicas — Porto Velho.

Como ajudar: doação de material prima (isopor, liga de elástico, folha de acetato)

Contato: (69) 98159–1919 ou fabriciocarvalhocoe@gmail.com

Rio de Janeiro

SOS3DCorona19 está validando novos protótipos e com uma equipe de produção no Rio.

Arquivos com o quais estão trabalhando (validados pelo Hospital Universitário da UFRJ):

1. Arquivo lite do Josef Prusa — prusa-remix-v2 (https://www.prusaprinters.org/prints/26077-prusa-medical-face-shield-lite/files). Filamento ABS, PLA ou PETG.

2. Config — camada 0,3 para bico 0,4 mm, se tiver bico com diametro maior — dá para imprimir com camada 0,6 (a gente usa bicos 0,8). Se você não sabe do que se trata, imprime com qualidade baixa que tem na config do fabricante.

3. Filme PetG, espressura 0,5 mm, têm nas lojas de construção (placa 1 por 2 m). A gente corta com laser. Mas é possível cortar manualmente. Alguem usa garrafa de refrigerente de 2 litros. Não testamos.

4. Arquivo para corte a laser — shield final.dxf https://www.prusaprinters.org/prints/25857-prusa-protective-face-shield-rc2/files

5. Procedimento para higienização dos shields para os hospitais: https://drive.google.com/drive/folders/1ne-F4GO0M4kxLB0SDMxomqo4aeRbUR0K

Contato: https://sos3dcovid19.com.br/ | sos3dbrasil@gmail.com

Como ajudar: doando materiais (filamento para impressão 3D 1,75mm ABS ou PLA, Chapa de Petg 2mx2mx0,5mm ou 2mx2mx0,7mm, Elástico chato de 20mm, Embalagem plástica — saco PE 25x45 006, caixa de papelão 50x50x34cm). Para se cadastrar e começar a imprimir: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfNJOXxeC-xNxX-rrt0KO6yGEhxSbTpS3E5xWpqBdVjAIS_cQ/viewform

-

A ESDI, a Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ, também estão produzindo faceshields no Laboratório de Modelagem da escola. O modelo especificado foi submetido à apreciação do HUPE e aprovado por profissionais de saúde, pois atende aos requisitos técnicos.

Nas máquinas de corte a laser da Esdi, cada peça ficou pronta em 40 segundos. Evitou-se a impressão 3D não apenas pelo tempo de operação da máquina como pela porosidade do material decorrente do processo de deposição. A cinta-charneira de fixação do protetor possui gradações e permite a acomodação a uma variedade de usuários. Todo dimensionamento do produto foi pensado levando-se em consideração o uso com máscara N95, óculos de proteção e touca.

Mais informações: http://www.esdi.uerj.br/noticias/4603/esdi-desenvolve-modelo-de-mscara-epi-mdica-para-conter-a-disseminao-da-covid19?fbclid=IwAR2PWBHmLsY5KL3sDbDbW3P8qaMst5slxpRrrLsIFXU3auhQPP-kH3a5DBg

-

A Escola Eleva disponibilizou todas as impressoras 3D das unidades Botafogo e Barra da Tijuca, além da equipe de tecnologia, para a confecção de peças para máscaras que serão doadas aos hospitais — uma iniciativa em parceria com a PUC-RJ. A meta é fazer de 100 a 150 peças por semana.

-

A escola Eliezer Max também está engajada no projeto liderado pela PUC e pela UFRJ de impressão de protetores faciais para profissionais de saúde utilizando impressoras 3D.

Nova Friburgo (Rio de Janeiro)

Os professores Edgard Poiate (UERJ — Friburgo), Isis Poiate (UFF — Friburgo) e Matheus Raposo (empresa Persona 3D) desenvolveram um novo modelo de protetor facial para ser fabricado e doado para as instituições odonto-medico-hospitalar da região serrana. O produto é composto de três itens: a viseira — que pode ser produzida em impressoras 3D ou por máquina injetora; o visor — produzido em PET ou PVC e a faixa de fixação — que auxilia no conforto e estabilidade do equipamento

Arquivos com os quais estão trabalhando: inspirado no modelo da PRUSA, tendo sido feito um aprimoramento técnico para reduzir o tempo de impressão da viseira e melhorar sua funcionalidade.

Contato: faceshield.novafriburgo@gmail.com

São Paulo

A sede do Mundo Maker está abrigando o coletivo Makers contra Covid, que está trabalhando em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) para produzir equipamentos para a UTI do hospital.

Arquivo que estão trabalhando: o da Prusa.

Contato: https://makerscontracovid.net.br/ (makerscontracovid@gmail.com)

Como ajudar: precisam de doação em dinheiro e de materiais. https://www.vakinha.com.br/vaquinha/producao-de-300-viseiras-para-protecao-medica

-

O Ed Rod Ca, do Projeto Arrastão, desenvolveu um protetor facial com poucas peças, com um gasto único e pequeno de material, além de poder ser fabricado manualmente ou em uma máquina de corte a laser. Eles estão produzindo 240 protetores faciais por dia, daqui até maio, para doar para os hospitais.

Arquivos utilizados e passo-a-passo de fabricação: https://www.instructables.com/id/Laser-Cut-Face-Shield-V-10/?fbclid=IwAR2JfhcqoqbB8DUW5rwbRyi4jkNnSJNOti44YmANoqhUR2A17IrtHHn4mCM

-

O COVIDAMAKER é um comitê de voluntários por todo o Brasil, iniciado a partir da iniciativa global do Projeto Open Air. Eles estão mobilizando esforços e profissionais na produção de equipamentos respiratórios e EPIs, como as face Shields. No Brasil, o projeto iniciou em várias cidades, mas a concatenação se deu em Uberlândia, São Paulo e Rio de Janeiro, que posteriormente sabendo das ações de demais localidades criaram uma força tarefa para unir esses grupos de apoio de profissionais e industrias interessadas em ajudar.

Arquivo com o qual estão trabalhando: o da Prusa.

Como ajudar: estão em busca de médicos e especialistas em ventilação pra auxiliar a validação do protótipo com os equipamentos hospitalares atuais. https://bit.ly/voluntarios-respiradores-covid

No caso dos EPIs, empresas fornecedoras de folha de acetato cristal A4 (21x29,7cm) podem ajudar com o suprimento deste insumo que está escasso para alavancar a produção.

Eles também estão procurando makers com capacidade de impressão 3D: https://bit.ly/voluntarios-ventilador-3D-makers

-

O Projeto Higia foi criado por um grupo de voluntários para a produção de face shields e oferecendo a hospitais. O modelo foi testado e aprovado por médicos de hospitais de São Paulo e do Rio de Janeiro.

No momento, devido à alta procura, eles interromperam a inscrição para voluntários e bateram a meta da vakinha online, mas no site deles você pode conferir o vídeo de como montar o protetor e os arquivos utilizados em: https://www.projetohigia.com.br/

-

A Rede FAB LAB LIVRE SP, da Prefeitura de São Paulo, abriu um dos laboratórios da rede, localizado na Galeria Olido, no centro da cidade. Essa experiência dando certo possibilita que outros laboratórios da rede possam abrir e contribuir para a produção de EPI hospitalar (faceshields).

Arquivo que estão trabalhando: o da Prusa.

Como ajudar: eles precisam de voluntários para operarem as máquinas (impressoras 3d, cortadora a laser, soprador térmico, ploter de recorte e materiais, como filamento de PETG e ABS).

Contato: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc7XLg2dP_5--osTkZ1QIpC1wQeJxuqQOAeW_5_vkTKHVYYEw/viewform?fbclid=IwAR1RzqvAQJmnstNFa-eWIPm0jVE7wlRx6I19ni5NYEkNAhyBKHETK4p-lJQ

-

A Vicunha Jeans Identity, referência global em soluções jeanswear, doou 27 mil máscaras para as secretarias de saúde do Ceará e do Rio Grande do Norte.
Os itens, que seriam utilizados pelos funcionários na produção têxtil em nas fábricas, serão destinados aos profissionais de saúde de hospitais públicos que estão atuando no combate ao COVID-19.

-

A Thabata Ganga é bacharel em Ciência e Tecnologia e Engenheira Biomédica e está no Bricolab, espaço que a @leroymerlinbrasil disponibilizou para a ela e outros voluntários trabalharem com os EPIs e respiradores em São Paulo.

-

O Ricardo Palmieri está imprimindo face shields na sua própria casa, na sua impressora 3D, para amigos médicos e enfermeiros.

Arquivo com o qual está trabalhando: https://www.thingiverse.com/thing:4241479

-

A Escola Projeto Vida, de São Paulo, criou o Projeto Vida no Movimento 3D contra o Covid19 e estão utilizando a impressora 3D da escola para a produção de suportes para as máscaras de proteção, que estão sendo doadas para o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC — USP). A impressão de cada peça demora duas horas e pode ser feita com dois materiais: o PETG ou o PLA.

Contato: (11) 3042–6373

Jaú (São Paulo)

A Bordlaser, fábrica de bordados e corte à laser, João Victor Azevedo, do Sr Ildo, da Rotoplast, do Sr Gilson Grandesso, da Bia Dimaro e do Marco Aurélio, da Brinde leve, está produzindo face shields para doação aos hospitais da região.

Contato: http://www.bordlaser.com.br/contato.php

Ilha Solteira (São Paulo)

Estudantes e professores da UNESP de Ilha Solteira, em parceria com o Instituto Federal de Três Lagoas, estão produzindo face shields em impressoras 3D, com o apoio das prefeituras de Ilha Solteira e de Três Lagoas. Todas as peças estão sendo doadas para a região e para o Mato Grosso do Sul.

Como ajudar: doações em dinheiro, de materiais ou impressoras 3D: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/covid-19-solucoes-tecnologicas-unesp-ifms

Mais informações: https://www.feis.unesp.br/#!/covid-19

Sergipe

A Cuid4r em diálogo com a Secretaria de Saúde do estado de Sergio e Comitê do Hospital Universitário adaptou o modelo da iniciativa do Rio e tem 64 impressoras rodando.

Arquivos com o quais estão trabalhando (validado pela Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) e Hospital Universitário da UFS): https://drive.google.com/drive/folders/1z4mjb6CKFRXiNI9eCASQ5i2Obtd9FGD4

Contato: https://www.facebook.com/stephanieekamarry ou stephaniekamarryas@gmail.com

Como ajudar: estão em busca de doação em dinheiro e em materiais.

Bahia

Na Bahia, o projeto Face Shield for Life 3D tem como objetivo a produção de EPIs de proteção facial para profissionais de saúde, de forma colaborativa e voluntária de Makers com impressoras 3D, profissionais de saúde, pesquisadores, professores, alunos e colaboradores em diversas áreas.

O produto atende as normas estabelecidas pela RDC Nº 356, DE 23 DE MARÇO DE 2020 e foi baseado no modelo Prusa Protective Face Shield — RC3. A intenção é fornecer gratuitamente os EPIs fabricados em impressoras 3D para disponibilização aos profissionais de saúde da rede pública do Estado da Bahia.

Arquivos com os quais estão trabalhando: https://www.faceshieldforlife3d.com/

Minas Gerais

O Engevida é um grupo de voluntários composto por amigos profissionais do ramo de Engenharia e Medicina, de Minas Gerais e São Paulo, que criaram a face shield “Splash Shield”. Eles utilizam o método de corte por faca aplicado em caixas de papelão e embalagens plásticas.

Arquivos com os quais estão trabalhando e modelo: https://drive.google.com/open?id=12GfnTxXJYE9CSDiB6ZpyHbfzyKmu63_L

Como ajudar: eles estão pedindo ajuda com recursos financeiros e/ou disponibilidade de equipamentos!

Contato: +55 (31) 99345–0591 (tel/whatsapp)
engevidabrasil@gmail.com (e-mail)
https://www.linkedin.com/in/grupo-engevida-brasil-4722861a5/ (linkedin)

Mato Grosso

O Colégio Notre Dame de Lourdes, de Cuiabá (MT), fechou uma parceria com o Departamento de Arquitetura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desde o dia 01/04 está cortando acrílico na cortadora laser da Sala Maker para a confecção de protetores faciais a serem distribuídas a hospitais públicos do Estado.

Este projeto solidário é uma parceria entre a UFMT, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Fundação Uniselva, Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM/UFMT), Hospital Geral Universitário (HGU/UNIC), o Conselho Regional de Medicina (CRM), que fará a distribuição das máscaras, pessoas físicas e jurídicas que queiram doar material ou serviço, a exemplo do Colégio Notre Dame de Lourdes.

Material utilizado: chapa de acrílico 4mm, podendo ser transparente ou opaca.

Como ajudar: Doação de recursos, materiais/produtos, bens e/ou serviços para ações extensão de enfrentamento ao Covid-19 da Universidade Federal de Mato Grosso.

Contato: profmarinalara@gmail.com e oliveiramauricio@gmail.com.

Pará

O projeto Saúde e Alegria firmou uma parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará para produção de face shields. Os modelos já foram testados por profissionais de saúde das UPAs, HMS e HRBA. Até o dia 03/04 haviam sido distribuídos EPIs para bombeiros militares do 4°GBM e kits totalizando 48 óculos e 14 máscaras já haviam sido enviados aos diretores dos campi da Ufopa em Alenquer, Monte Alegre, Juruti, Itaituba, Óbidos e Oriximiná, que os encaminharam às secretarias municipais de Saúde.

Mais informações: http://saudeealegria.org.br/redemocoronga/

Como ajudar: os interessados em colaborar com a matéria prima, podem enviar e-mail para tapajos3d@gmail.com.

Piauí

Com o projeto Face Shields Floriano, os alunos de medicina naturais de Floriano — PI, se inspiraram no projeto das Face Shields e resolveram ajudar os profissionais de saúde que estão em combate direto ao vírus na cidade.

Mais informações e contato: https://www.instagram.com/p/B-BKScflQWr/

Como ajudar:
Doando os materiais utilizados:
- Folhas de acetato
- Grampos galvanizados
- Clipes de papel
- Grampeador
- Tesoura
- Furador de papel

Ou doações em dinheiro:
Caixa (Ag: 0638; Op: 013; CP: 00090600–0; Sarah G Guimaraes Paixao)
Nubank (Ag: 0001; Conta: 63982006–0; Cpf: 054.957.233–33; Iana Barbosa Martins)
BB (Ag: 0096–5; Conta Corrente: 40708–9; Cpf: 06059355307; Paula da Silva Borges)

-

Um grupo de pesquisadores de Teresina, o Cajuína 3D Makers, sensível à luta contra o avanço do coronavírus, está confeccionando em impressora 3D, o modelo do que já está sendo usado na Espanha.

Arquivo com os quais estão trabalhando: https://github.com/ramonmelo/FaceShield_Teresina

Como ajudar: eles estão aceitando doações pelo link http://www.piauino.com.br/pd-726095-face-shield-somente-doacao.html?p=1&s=1

Petrolina (Pernambuco)

O Dr. Romero Samarcos, implantodontista e professor da Faculdade Soberana, em Petrolina, junto com uma equipe solidária, está fazendo impressões 3D da Face Shield para doar para os hospitais, UPA, centros de urgência e emergência de Petrolina e Juazeiro.

Como ajudar: https://vaka.me/955709

Porto Alegre

O Filipe Welausen tem um makerspace em Porto Alegre e está fabricando faceshields em petg e acetato em 4 impressoras e uma cnc laser 60x40 cm. Ele passou os últimos 3 dias dentro do hospital de Santa Casa de Porto Alegre dando manutenção nos equipamentos e capacitação aos funcionários para fabricarem as suas máscaras.

Além disso, está ensinando a construir máquinas caseiras para fazer assepsia nas mãos no seu canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC6MhCI7NPyxJcahc2S8NY5A

Ventiladores Mecânicos

Jurandir Nadal, professor titular do Programa de Engenharia Biomédica da COPPE/UFRJ, fez um chamado nas redes no início desta semana. A discussão se concentra no grupo

COVID-19 Air Brasil — Fast Production of Assisted Ventilation Devices, no qual ele atualizou sobre o andamento do projeto que está sendo desenvolvido na universidade:

Saiba mais sobre esse projeto:

Ainda no Rio, uma parceria entre indústria e universidades vai lançar esta semana um projeto de design aberto de ventilador de baixo custo, para que possam ser produzidos como as face shields, por makers de todo o mundo. Pessoas e empresas que queiram colaborar e doar para essa rede podem encaminhar um e-mail para: artdsg-q@puc-rio.br.

Em São Paulo, uma equipe multidisciplinar da Escola Politécnica (Poli) da USP desenvolveu um projeto de um ventilador pulmonar emergencial para suprir a possível demanda do aparelho hospitalar devido à pandemia do COVID-19, o INSPIRE. Para mais informações, entre em contato com eles preenchendo o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfJmSH-XnRPcUmkUvS9ZdUzZxjUVUDR-olO96t6SzpphNBRpQ/viewform

A Medtronic abriu a licença, liberando gratuitamente o design de seu ventilador, como forma de contribuir com o combate ao covid-19: https://www.medtronic.com/us-en/e/open-files.html

Capote, roupa de proteção, máscaras comuns

A Danielle Tereza, em São Paulo, está fabricando roupas de TNT50 para profissionais usarem na UTI em diálogo com o Hospital Santa Marcelina. Ela precisa MUITO de doações do tecido. Contato: (11) 98478–1412

A Michelle Dulce, em NY, disponibilizou esse projeto super completo para a confecção de roupas de super proteção.

Eu quero fazer máscaras! Como posso ajudar? O pessoal do OSCMS disponibilizou um guia sobre produção caseira de máscaras.

E também do OSCMS, uma coletânea de modelos de máscaras rodando pela internet.

Respiradores: no Rio, estão sendo produzidos em uma articulação com agentes da indústria e universidades. Posto mais sobre em breve. Quem souber de iniciativas Brasil afora, me manda.

Máscara N95: foram prototipados modelos na PUC Rio, em uma parceria com a Firjan. Logo mais serão produzidas com ajuda da indústria e de grupos comunitários de costureiras.

--

--